sábado, 31 de julho de 2010

A vergonha e o descaso na fronteira Brasil Uruguai

Do Blog Diário Gauche:



Praça internacional de Livramento é um lixão a céu aberto

Ontem, por ocasião do aniversário de Santana do Livramento - 187 anos da sua fundação - o presidente Lula visitou-a, aproveitando para se encontrar com o presidente do Uruguai, Pepe Mujica, com o qual assinou tratados comuns e conversou sobre a paz na América Latina, entre outros temas.

No entanto, o clima não foi só de festas e rosas, como se diz. Segundo fontes bem informadas repassadas com exclusividade a este blog DG, o presidente Lula ficou aborrecido com o quadro de degradação urbana da Praça Flores da Cunha (Praça dos Cachorros) e do Parque Internacional, em Livramento.

Como se sabe, Livramento, no Brasil, e Rivera , no Uruguai, são cidades-gêmeas, onde existe apenas um único conjunto urbano, sem divisões físicas ou embaraços aduaneiros. Se distingue que estamos numa fronteira internacional apenas pelo som dos idiomas e os cartazes dos anúncios nas lojas comerciais. Lula, segundo a fonte, teria manifestado profunda irritação com o descaso apresentado no lado brasileiro da linha divisória binacional, onde a Praça dos Cachorros está completamente tomada pelo comércio ambulante, debaixo de barracos improvisados e muito sujeira. O Parque Internacional não encontra-se muito diferente: observam-se árvores centenárias cortadas, muitos bancos quebrados, luminárias sem lâmpadas e com a fiação elétrica exposta, pedras portuguesas com grandes falhas, bem como cercado de ambulantes que comercializam alimentos e bebidas em trailers, mesas e cadeiras.

A área pública está, portanto, invadida pelo descaso das autoridades e pelo comércio improvisado e ilegal, num cenário de vale-tudo que degrada a convivência amigável das cidades-gêmeas, tão visitadas por turistas em qualquer época do ano.

Veja o vídeo (acima) e constate você mesmo, como era e como está hoje. Este breve documentário é parte de uma campanha - apartidária e inominada -pela restauração dos dois espaços públicos de Santana do Livramento (RS).

Assine o abaixo-assinado que está aqui no blog Santana do Livramento, especialmente criado para a campanha de revitalização da Praça dos Cachorros e do Parque Internacional.

Mesmo que você não tenha nascido em Livramento, como é o meu caso (nem todos são perfeitos!), por favor, apoie e divulgue esta campanha cidadã.

Um comentário:

Arthur Aveline disse...

Parabéns pela iniciativa!