sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Terrorismo midiático e palhaçadas globais

Do blog Diário Gauche, uma pequena amostra de como estão sendo conduzidos os "noticiários" no que se trata do massacre israelense em Gaza. O jogo de cenas, a "novelização" do conflito, a tentativa de reescrever a História de acordo com os interesses de seus patrocinadores, e agora, essa palhaçada em horário nobre:

Repórter amestrado simula situações de perigo

Ontem à noite no Jornal Nacional da tevê Globo, o seu correspondente baseado em Israel se superou.

O repórter e tordilho amestrado chegou a simular estar sofrendo – ele próprio – um bombardeio de foguete palestino Kassan, sabidamente um artefato caseiro. Mostrou imagens instáveis arremedando uma câmera em movimento e abrigando-se junto a um muro, enquanto ruídos davam o tom de perigo à cena visivelmente montada em estúdio.

Anotem o nome do bufão: Alberto Gaspar. O tipo cumpre (em absoluta segurança e circulando somente no lado israelense) a linha editorial da Globo que opta por deliberadamente confundir o espectador de senso comum, fazendo crer que há uma equivalência perfeita na violência entre o Hamas e Israel. Uma fórmula tácita - disfarçada - de apoiar o genocídio do Estado de Israel contra o povo palestino da Faixa de Gaza.

Nenhum comentário: