quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Morre um lutador


Texto extraído do Blog do Júlio Garcia.

MORREU EM PORTO ALEGRE O DEPUTADO ADÃO PRETTO (PT/RS)





O deputado Adão Pretto (PT-RS), morreu hoje às 7h50 em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ele tinha 63 anos e estava internado em estado grave no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Moinhos de Vento, onde se submeteu a uma cirurgia para retirada do pâncreas. O velório está sendo realizado na Assembleia Legislativa, na capital gaúcha. O sepultamento ainda não foi marcado.

Adão Pretto foi um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Rio Grande do Sul. Ingressou no PT em 1985. No ano seguinte foi eleito deputado estadual. Em 1991, tomou posse, pela primeira vez, como deputado federal, e manteve-se no cargo, reeleito seguidamente para outras cinco legislaturas.

Adão Pretto despontou como uma liderança expressiva do movimento camponês no interior do Rio Grande do Sul, na organização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), dos pequenos agricultores e na construção do Partido dos Trabalhadores. Participou das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), instituições ligadas à Igreja Católica. Chegou à presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miraguaí.

Na Câmara, opunha-se aos ruralistas na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Sua principal bandeira política foi a Reforma Agrária. Chegou a escrever um livro sobre o tema ("Queremos Reforma Agrária", Editora Vozes, 1987).

Em 1986, como deputado estadual, presidiu a CPI da Violência no Campo na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para investigar os conflitos entre grandes fazendeiros e trabalhadores rurais.

O último projeto de lei do deputado Adão Pretto foi apresentado em outubro do ano passado. A proposta acaba com o pagamento de indenização compensatória nos processos de desapropriação para fins de reforma agrária.

**O titular do blog (Júlio Garcia) externa publicamente seu pesar pela irreparável perda desse grande e abnegado companheiro de lutas, combativo e coerente até o último momento de sua vida exemplar.
'Companheiro Adão Pretto: Presente!' (Júlio Garcia)

***Ahora y siempre. (Cristiano)

Nenhum comentário: