sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Os tucanos e seus pedágios



Há poucos meses no Rio Grande do Sul, a Governadora Yeda Crussius, tentou ampliar o prazo de concessão do pedágio guasca, às atuais concessionárias, cinco anos antes do vencimento de seus contratos.

Na Folha de São Paulo de hoje, a notícia de que o, também tucano, José Serra, quer implantar a cobrança por deslocamentos nas ruas da cidade de São Paulo e nos acessos as cidades que compõem a região metropolitana. Óbviamente que com o "nobre pretexto" de enfrentar a poluição local.

Quando vi nos "noticiosos", que muitos poderiam tirar proveito do aquecimento global, e das dramáticas mudanças climáticas que vivemos, como oportunidade de negócios, parece que estavam falando dos tucanos e seus aliados.

Abaixo o texto da matéria do jornal Folha de São Paulo, extraída do Blog do Melo:

O governo José Serra (PSDB) encaminhou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que prevê a implantação do pedágio urbano em ruas e nas vias de ligação entre cidades das regiões metropolitanas do Estado - São Paulo, Campinas e Baixada Santista. A proposta prevê ainda a criação de sistemas de rodízio de veículos que afetariam até as rodovias.As medidas estão dentro do projeto que estabelece a PEMC (Política Estadual de Mudanças Climáticas), que compreende uma série de ações para reduzir os níveis de emissão de poluentes em São Paulo.
Com o projeto, Serra coloca o pedágio urbano, que é discutido há mais de uma década e jamais foi implantado em São Paulo, como diretriz de seu governo na área ambiental. A proposta foi assinada pelo vice-governador Alberto Goldman, já que Serra está em férias.
O direito de ir e vir, garantido pela Constituição Federal, fica condicionado ao direito de "arrecadar muito", quase sem contrapartida, das empresas aliadas desses emplumados.
E eles ainda querem voltar pra "Lá".

Nenhum comentário: