quinta-feira, 11 de junho de 2009

Juros de 9%, FMI, IPI dos carros. Bye-bye Serra 2010

Do site Conversa Afiada, de Paulo Henrique Amorim:

A taxa Selic de 9,25% é a menor de 13 anos e fica abaixo dos 10 pontos.
. Por falar nisso, amigo navegante, jogue na lata do lixo todos os “analistas”, especialmente os do PiG (*) e seus colonistas (**).
. Ninguém imaginou que o BC fosse dar uma cacetada de um ponto …
. O Brasil vai emprestar dinheiro ao FMI.
. Alô, alô FHC: agora, ele corta os pulsos.
. Clique aqui para ler sobre esse ato de coragem histórica: FHC cortar os pulsos publicamente
. Disse Paulo Nogueira Batista Jr, na pág. B2 da Folha (**):
“Durante quase toda a sua história (especialmente na Era FHC – PHA), o Brasil foi um devedor – nato, hereditário e, não raro, inadimplente, às vezes escandalosamente inadimplente. Parece que estamos começando nova fase… O mais significativo é que esse aporte esteja sendo feito em meio à mais séria crise desde a Grande Depressão.”
. Em nome da verdade história, caro amigo navegante, é bom não esquecer que o Farol de Alexandria, aquele que lançava luzes sobre a Antiguidade e se extinguiu num terremoto, quebrou o Brasil três vezes em meio a crises de magnitude inferior.
. E, por três vezes, o Farol foi de joelhos ao FMI.
. Ainda em nome da verdade histórica, cabe lembrar que FHC foi ao FMI ANTES de ser eleito.
. Entre ser Ministro da Fazenda e candidato a Presidente, no intervalo, Fernando Henrique foi a Michel Camdessus (***), diretor gerente do FMI, de joelhos, vender um Plano Real que ainda não tinha sido elaborado (****).
. Ou seja, o FMI teve que aprovar o Plano Real sem que existisse …
. Ontem mesmo, ao dizer à Reuters que ia emprestar uma graninha ao FMI – clique aqui para ler -, o presidente Lula anunciou que vai manter, de alguma forma, um IPI menor para os carros.
. Ou seja, vai segurar a indústria automobilística.
. Ainda mais agora que a Fiat brasileira precisa dar uma mão à Chrysler
. Ou seja, o PiG (*) e a elite branca (e separatista, no caso de São Paulo) tem duas saídas:matar a Dilma ou afundar a Petrobrás.
. Ou, então, bye-bye Serra 2010.
Paulo Henrique Amorim
(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista
(**) Não tem nada a ver com cólon. São os colonistas do PiG (*) que combatem na milícia para derrubar o presidente Lula. E assim se comportarão sempre que um presidente no Brasil, no mundo e na Galáxia tiver origem no trabalho e, não, no capital. O Mino Carta costuma dizer que o Brasil é o único lugar do mundo em que jornalista chama patrão de colega. É esse pessoal aí.
(***) Camdessus se recusou a dar um cheque em branco a FHC. Não disse que sim nem que não a um plano que não existia. FHC saiu a dizer que o FMI tinha aprovado o plano… A entrevista coletiva de FHC, na sede do FMI, depois da visita – Paulo Henrique Amorim estava lá – parecia uma séance surrealista.
(****) O lançamento do Plano Real enriqueceu muita gente, como demonstrou Luís Nassif, no livro “Cabeças de Planilha”, especialmente os que estavam na posição certa da relação Real – Dólar. Foi o caso de André Lara Resende. Quando Nassif perguntou ao Farol de Alexandria se ele sabia dessa peculiaridade do Plano real – enriquecer os que tinham inside information … – ele disse que não soube de nada.

Nenhum comentário: