sexta-feira, 12 de junho de 2009

Vivemos em um País de idiotas, segundo setores da imprensa.

"A sociedade não pode prescindir da imprensa e dos valores da edição."


A frase acima é de Ricardo Gandour, diretor de conteúdo do Grupo Estado de S. Paulo, extraída do Obesrvatório da Imprensa. Pode-se interpretar da seguinte forma:
- O povo não está preparado para receber a informação "crua", e precisa da "contextualização" dada pela imprensa.
E tem sido dessa forma que a máquina de fazer notícias vem agindo, de forma sistemática, desde o Império, editando, da forma como convém aos seus interesses políticos e econômicos.
A criação do Blog da Petrobrás, foi um duro golpe a essa forma de "mostrar os fatos" da mídia corporativa. E as reações foram as mais absurdas, como mostra a frase que abre o post.
Uma empresa Estatal, alvo de uma não tão longínqua campanha de desestabilização, sabotagem e tentativa de privatização, sempre defendidas por amplos setores da mídia corporativa. Memórias recentes de dutos estourando e plataformas afundando, mas que nunca os "barões" (ou tubarões) da imprensa questionaram como podem ter iniciado em um governo (e porque), e não ter se repetido em outro (e porque).
Reportagens tendenciosas, editadas com o claro objetivo de retomar a campanha por uma Petrobráx, atacando o Governo que ainda preserva a empresa.
Por isso estão furiosos, e destilam ataques ao blog, pregam uma exclusividade absurda: Informações só podem ser repassadas à população depois de editadas, depois de ter agregado o valor que a empresa de comunicação imprime. Seus valores privados. Seus interesses "ocultos".
O blog da Petrobrás veio para ficar, e através dele inaugura-se uma nova era para a comunicação no País: Os "idiotas" passarão a receber informações diretamente da fonte, sem a interferência dos interesses privados dos donos da imprensa, dos que a décadas, ditam a pauta das discussões Brasil afora, até mesmo a dos butecos.
Que esse blog, essa nova cultura informativa seja só o começo, precisamos de contrapontos, precisamos mostrar a essa gente que não podem mentir, ludibriar, enganar de forma livre, sem um espaço para respostas diretas.
Enfim, um pouco de Democracia.

Nenhum comentário: