sábado, 21 de março de 2009

Crime de guerra da maior magnitude


O relator especial de direitos humanos da ONU em territórios palestinos, Richard Falk, afirmou que a ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza 'poderia constituir crime de guerra da maior magnitude sob a lei internacional'. Falk qualificou a ação de Israel como 'desumana'. Segundo o relatório, as forças israelenses mataram mais de 1.300 palestinos, inclusive mulheres e crianças, enquanto, do lado israelense, 13 pessoas morreram.

Na quinta-feira, o Exército de Israel anunciou investigação sobre graves confissões feitas por soldados que participaram da ofensiva contra a Faixa de Gaza, em janeiro. Nos relatos, oficiais admitiram execuções e abusos contra civis palestinos.O relator sustentou ainda que o bloqueio imposto em Gaza não era justificável legalmente e poderia representar 'crime contra a paz', princípio estabelecido no julgamento de criminosos nazistas em Nuremberg. O governo israelense questionou a legitimidade do relatório e disse que Falk é 'notoriamente contra Israel'.

Nota do blogueiro: O texto acima foi extraído do jornal Correio do Povo, edição desse domingo. (link disponível para assinantes)
O massacre de Gaza, finalmente ganha formas oficiais de crimes contra a humanidade, por parte de órgão oficial. O incrível comentário do governo israelense, atacando a credibilidade d equem assim o classifica por ser "Anti-Israel", mostra como age esse Estado: Comentários são legítimos, desde que partidos de apoiadores de Israel e sua política belicista e assassina. Quem for contrário, não pode opinar. Se opina, não tem valor algum.
Extremamente democrático.


Nenhum comentário: