quarta-feira, 11 de março de 2009

Gilmar Mendes quer controlar a Polícia Federal


O Supremo Presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Gilmar-Veja-Como-Se-Liberta-Banqueiro-Corrupto-Mendes, quer controlar a Polícia Federal, instituindo uma espécie de corregedoria, que ficaria sob o controle do judiciário (poder do qual é o "manda-chuva").

O sítio "BemParaná", destaca trechos do discurso de Veja-Mendes: 'O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, chegou hoje (11) de viagem oficial ao Egito e se disse "em parte surpreso" com a divulgação, pela revista Veja, de supostas irregularidades cometidas pelo delegado federal Protógenes Queiróz na Operação Satiagraha, investigação contra Daniel Dantas, do Grupo Opportunity. Mendes defendeu a criação de uma corregedoria judicial de polícia.'

"Em parte, a reportagem também confirma minhas suspeitas de que estava havendo abuso", declarou "Talvez precisássemos pensar num controle externo efetivo da polícia, que é necessário, e até numa corregedoria judicial de polícia, de modo que o Judiciário pudesse controlar esses eventuais abusos."

Imagino o quanto ele tenha ficado surpreso com a matéria do panfleto, mas o caso é bem complicado. Imaginem o Supremo-Presidente, segurando as rédeas da PF? Provavelmente só a veríamos atrás de banqueiros corruptos, amigos do "Supremo", se estivessem fazendo a sua segurança pessoal.

Controles sociais, todos os órgãos e instituições deveriam ter, mas sem a efetiva participação da população, da sociedade civil organizada, e deixando o controle nas mãos dos que já controlam, a tendência é de maior desproporção nas ações desses órgãos.

No caso da PF, provavelmente estaria autorizada a utilizar de toda a sua estrutura para prender "perigosos" ladrões de supermercado, "encoleirada" pelo representante dos "colarinhos-brancos.

Nenhum comentário: