quinta-feira, 23 de abril de 2009

Quem investiga o que foi dito no Supremo?

O embate, mostrado no vídeo acima, ocorreu ontem à tarde, em sessão do Supremo Tribunal Federal. O Ministro Joaquim Barbosa, foi as turras com o Supremo Presidente, Gilmar Mendes. No meio dessa discussão surgiram temas interessantes, como as atitudes de Mendes, que estariam denegrindo a imagem do judiciário brasileiro, a superexposição midiática desse e seus capangas no Mato Grosso.

Temas que deveriam ser explorados, pois tratam-se de acusações, proferidas contra a maior autoridade judiciária do país. Deveriam questionar, discutir, debater o que Mendes estaria fazendo que pode denegrir a imagem do judiciário. Investigar a existência dos tais capangas, se existem, que tipo de aividade desnevolve o Supremo Presidente, que necessitaria de capangas. O que ocorre em Diamantino, feudo da família Mendes.

Mas pelo que vi no PIG o texto de Luis Carlos Azenha, acerta em cheio:

Por que a mídia e Gilmar vão mudar de assunto rapidinho

*Por Luiz Carlos Azenha

Se um editor de jornal marciano desembarcasse hoje no Brasil e assistisse ao vídeo do bate-boca entre Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa com certeza faria algumas perguntas:

1. O que originou o bate-boca?

2. É fato que Gilmar Mendes está arruinando a imagem da Justiça brasileira?

3. É fato que Gilmar Mendes prefere os holofotes da mídia às ruas?

4. Quem são os "capangas" de Gilmar Mendes em Mato Grosso?

Assim sendo, o editor marciano arregimentaria seu exército de repórteres verdes para investigar. Além de ouvir as duas partes e mais os colegas de ambos, os repórteres ouviriam também gente como o procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza, a procuradora Janice Ascari, o juiz Fausto De Sanctis, e os juristas Wálter Maierovitch e Dalmo Dallari, entre outros.

Apesar de ser jornalista em início de carreira, o marciano gostaria de checar as informações publicadas pela revista CartaCapital sobre o empresário Gilmar Mendes, bem como considerar se elas configuram conflito de interesses. Ele, marciano, também investigaria se de fato Gilmar Mendes mandou tirar do ar, via prepostos, uma entrevista com o autor da reportagem, Leandro Fortes, feita pela TV Câmara.

O marciano despacharia um de seus repórteres verdes para visitar Diamantino, em Mato Grosso, para investigar se o afastamento do prefeito que faz oposição à família Mendes na cidade, pela Justiça Eleitoral, baseou-se em fatos ou foi uma decisão política.

Nosso visitante alienígina analisaria as carreiras de Gilmar e de Barbosa, bem como as eventuais ligações deles a algum projeto político.O marciano buscaria saber se existe base factual que justifique as acusações de Gilmar Mendes de que foi alvo de escuta ambiental e grampo telefônico, para os quais não existe áudio. As denúncias foram veiculadas na capa da revista Veja e resultaram no afastamento do delegado Paulo Lacerda da Agência Brasileira de Inteligência.

Não há qualquer indício factual de que Paulo Lacerda tenha monitorado o presidente do STF ou de que o delegado Protógenes Queiroz tenha feito isso a pedido de Lacerda.

De posse de todo esse material, nosso editor esverdeado faria fortuna se conseguisse publicá-lo na mídia brasileira.

Que é, justamente, onde reside o problema.Para a mídia corporativa brasileira, Gilmar Mendes não é empresário. Não é co-partícipe, ainda que involuntariamente, da farsa dos grampos sem áudio. Não adianta, em entrevistas, seus votos em questões em julgamento no STF. Não mandou tirar do ar a entrevista de Leandro Fortes.

Quase todos os fatos acima relatados foram simplesmente OMITIDOS pela mídia de seus leitores e telespectadores.

Ora, para explicar os motivos por trás do bate-boca entre Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa, a mídia seria obrigada a fazer o que não fez até agora: informar.

Por isso, tanto ela quanto Gilmar Mendes vão mudar de assunto rapidinho.

Ou atribuir o bate-boca ao comportamento "destemperado" de Barbosa, como já faz o blogueiro Josias de Souza.

Em outras palavras, confundir para não explicar.

Nosso jornalista marciano só conseguirá publicar sua reportagem em Marte.

*Luiz Carlos Azenha é jornalista e editor do sítio Vi o Mundo http://www.viomundo.com.br

Isso se não houver alguma afiliada da Globo em Marte.

Nenhum comentário: