quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Serra mata, nós limpamos.

"Eles matam, nós limpamos" éum daqueles filmes de humor negro de Quentin Tarantino. A história é a de uma garota que, obcecada por um serial killer, passa a trabalhar para uma empresa, especializada em limpar locais de crimes violentos, para poder ficar mais perto de seu ídolo, o assassino.
O que estamos vendo na mídia corporativa é mais ou menos parecido.
O assassino em questão, aprofunda a miséria de periferias paulistas, dá carta branca ao aparato repressivo e truculento da polícia militar, autorizada a atirar primeiro e atribuir os "crimes à traficantes em guerra" depois. O papel da mocinha, encantada pelo assassino, é desempenhado pelos cartéis midiáticos brasileiros, em especial à Globo e seus jornalões.
Em uma perseguição realizada pela guarda municipal de São Caetano do Sul (municipal, destaco, só para ilustrar a anarquia que rege a segurança pública no Estado) à ladrões de carro em São Paulou, uma menina de 17 anos acabou sendo baleada e morta, na "competente" ação. Não vou entrar no mérito da utilidade e da eficácia de uma perseguição em alta velocidade, com protagonistas armados em área habitada, mas no efeito dessa específicamente, e nas reações que se seguiram.
Em protesto pela morte da menina, a população tomou as ruas, levantou barricadas, incendiou veículos e enfrentou a polícia.
A cobertura midiática, não tocou no nome do responsável pela política pública do Estado, na qual se inclui, obviamente a segurança pública. o Governador José Serra. Como é de praxe, criou factóides, apelou para o velho chavão do "tráfico" (essa entidade sem nome e sem rosto, que serve para esconder a imcompetência de certos governantes, a quem se joga a culpa por tudo que ocorre nos morros, favelas e periferias em geral), surgiram rumores, não confirmados, de que "alguém" teria prometido cestas básicas a quem participasse do protesto, que já foi taxado até mesmo de guerra civil entre quadrilhas.
Tudo com um único obejtivo: "Limpar a cena do crime", impedir que o assassino seja exposto. Desviar a atenção do público (eleitor) para outro lado, para onde bem entendem, não deixar que saibam da verdad: Serra odeia pobres. a política pública para esses é a força mesmo.
Como toda a polícia tucana que, primeiro expulsa, depois bate, bate mais ainda, e por fim, mata.
E esse senhor quer ser presidente, e esses senhores querem ele presidente.

Um comentário:

DANIEL PEARL disse...

Companheiro CRISTIANO precisamos do teu apoio:
O BLOG DA DILMA PODE SE TRANSFORMA EM UM LIVRO NA BIENAL 2009
O BLOG DA DILMA é o único blog de Esquerda que concorre ao melhor blog na categoria POLÍTICA no Concurso Prêmio BlogBooks. Solicitamos teu apoio na divulgação e na votação do Blog da Dilma. O voto só é válido depois da confirmação através do e-mail recebido por você. Precisamos da união de todos. Atenciosamente, Daniel Pearl e Jussara Seixas - editores
do blog.
Endereços para você votar: http://dilma13.blogspot.com/
ou http://www.blogbooks.com.br/categorias/politica/

A Singular Digital, em parceria com a HP, Grupo Ediouro e o Best Blogs Brazil, promove o primeiro Prêmio BlogBooks que transformará os melhores blogs do Brasil em livro. O BlogBooks terá a participação de 120 blogs, divididos em 12 categorias (humor, quadrinhos, entretenimento, artes e cultura, comunicação e negócios, universo feminino, universo masculino, sexo, gastronomia, religião, política e tecnologia). A lista dos concorrentes ao prêmio BlogBooks é formada por blogs que se destacaram na blogosfera brasileira entre 2008 e 2009. Para a seleção dos concorrentes tivemos o apoio do Best Blogs Brazil, site que premia os melhores blogs do país. A escolha das categorias concorrentes ao BlogBooks foi baseada em aspectos como a relevância e adaptabilidade editorial dos blogs participantes. Para votar, o internauta deve acessar o site www.blogbooks.com.br e escolher suas categorias prediletas. A
votação vai do dia 18 de agosto a 17 de setembro.Além do reconhecimento garantido como o blog mais querido Brasil, já que a escolha será feita pelo público, o Prêmio BlogBooks vai oferecer aos 12 vencedores de cadacategoria: Além do reconhecimento garantido como o blog mais querido Brasil, já que a escolha será feita pelo público, o Prêmio BlogBooks vai oferecer aos 12 vencedores de cada categoria:
.ISBN ? Registro oficial do livro na Biblioteca Nacional;
.Venda nas principais livrarias online do Brasil
.Divulgação na imprensa
.Royalty nas vendas
O blog mais votado na classificação geral na primeira edição do BlogBooks terá o lançamento oficial do seu livro na XIV Bienal do Livro, no dia 20 de setembro com a presença do publicitário Lula Vieira, diretor de marketing do grupo Ediouro e pré-venda no local do evento pela Loja Singular. Com o prêmio BlogBooks, a Singular Digital pretende aumentar o leque de seus serviços de impressão digital, e se transformar em uma referência para a blogosfera. Blogueiros não indicados ao prêmio também poderão transformar seus blogs em livro através do novo serviço que será lançado em breve. Com esta ação, a empresa quer mostrar que
está ligada ao novo nicho de mercado. BlogBooks, meu blog virou livro!
CONTATO: SKYPE: “daniel.pearl” - Daniel Bezerra - editor jornalístico.