segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Folha:"Bisonha" ou mal intencionada.

O jornal paulista (ou panfleto tucano), Folha de São Paulo terá explicações a dar aos seus leitores amanhã: É "bisonha" ou mal intencionada. Não verifica suas fonte, nem mesmo as fotos que publica, ou o faz mesmo sabendo do "equívoco", para justificar-se nas letrinhas miúdas, das "erratas" que ninguém lê.
No texto abaixo, extraído do blog TIJOLAÇO, do Deputado Federal Brizola Neto, vê-se claramente a estratégia:

O novo mico da Folha.

Por Brizola Neto
No afã do “vale qualquer coisa” para atingir Dilma Rousseff, a Folha de S.Paulo comete as maiores barbaridades e vive tomando desmentidos que expõem o jornalismo da pior espécie que vem praticando.

A manchete de hoje, que diz em letras garrafais que “Planalto manda TV estatal filmar comícios de Dilma” foi desmentida de cabo a rabo pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência com argumentos incontestáveis.

Afirma a Secom que a NBR, canal de comunicação do governo, não foi instruída a gravar “comícios de Dilma”, como mancheteia a Folha, e sim as falas do presidente da República. A Secom esclarece que é sua missão manter registros de todos os pronunciamentos do presidente. “Com isso, não só se assegura a preservação de arquivos que têm valor histórico, como se facilita a correção de possíveis erros de terceiros na divulgação dos discursos do presidente”, ressalta a nota. Será que isso foi uma indireta para a Folha?

O ridículo da Folha é tamanho que sua manchete é desmentida pelo próprio conteúdo, que reproduz a orientação dadas aos cinegrafistas da NBR. Está escrito lá com destaque em negrito e uso de algumas maiúsculas: “O objetivo é somente ter um registro, gravando as ações do presidente e os discursos…Este conteúdo NÃO é para ser usado na nossa cobertura, NEM MESMO para ser gerado para as emissoras. É apenas para registro.”

Sobre isso, a nota da Secom bate duro: “Apesar disso, a Folha dá a entender, sem qualquer prova, que elas poderiam estar sendo “encaminhadas ao comitê de Dilma ou utilizadas na propaganda eleitoral”. Trata-se de uma insinuação leviana.”

Para arrasar de uma vez a porca matéria da Folha, a nota da Secom ainda destaca que o jornal errou grosseiramente na identificação da foto de capa do caderno Eleições (que reproduzo ao lado), com a legenda “À noite, o cinegrafista filma comício com Dilma e Lula”. A foto é de evento oficial na Universidade Federal de Juiz de Fora, como se percebe claramente pelo nome ao fundo do palco e os trajes com que aparecem Lula e alguns de seus ministros.

É o exemplo típico do jornalismo “se colar, colou” que tratei mais cedo aqui. Será que a Folha publica correção amanhã?

Ou vai ficar, como eu disse mais cedo, mentindo na manchete e desmentindo nas letrinhas?

Nota do blogueiro: Finalmente o PT e o governo  começam a tratar a mídia corporativa pelo que ela realmente é: Um partido político, na defesa de seus interesses corporativos e daqueles que, na condução do Estado, maiores benesses os trarão. Como na definição da presidente da ANJ e supervisora da Editora Folha da manhã (que edita o jornal Folha de São Paulo), Judith Brito "obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada."
A própria presidenciável, Dilma Roussef, teve de responder a uma reportagem, "bisonha" ou mal intencionada do jornal-panfleto paulista, como pode ser visto no vídeo abaixo:

Nenhum comentário: