sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O problema, para a Veja, é o trânsito.

O panfleto neo-liberal, também conhecido por revista Veja, exibe, mais uma vez, seu caráter classista, perfeitamente alinhado com o pensamento mais reacionário e elitista do país, além da insensibilidade inerente ao universo corporativo ao noticiar um incêndio, em uma favela de São Paulo.
O título da reportagem: "Em SP, incêndio atinge favela e dificulta o trânsito".
O incêndio dificulta, atrapalha o trânsito. Essa é a sua principal consequência, ou não seria o título. Todo o resto pode ser mencionado no texto, o importante é destacar que o movimento dos veículos foi atrapalhado por um incêndio, em uma favela.
As notas abaixo, e as imagens, foram extraídas do Blog Os Amigos do Presidente Lula. Vejam como, após uma crítica tentam amenizar o impacto de seu discurso:

Nota 1

Revista Veja: incêndio em favela 'atrapalha o trânsito'

"Morreu na contramão atrapalhando o tráfego"

(Da música 'Construção', de Chico Buarque)

Mais uma favela pegou fogo em São Paulo, onde os governos demo-tucanos reinam por 16 anos (na verdade, é o mesmo grupo há 27 anos, desde 1983), e deixam um legado de problemas sem solução, incluindo estes de falta de moradia popular.

E é sintomático a visão "elitista" da revista Veja ao retratar o problema: o fogo na "senzala" atrapalha a passagem das carruagens da "casa grande".
 
Nota 2 (alguém deve ter dito, apaga que não pegou muito bem. "Finge que não foi escrito.")
 
Ah bom! Veja 'corrige': Agora o incêndio na favela apenas 'complica' o trânsito

(Atenção para a ironia no título e na nota).

Depois da nota que publicamos abaixo, a revista veja "corrigiu" o título de uma notícia.

Em vez de dizer que "Em SP, incêndio atinge favela - e dificulta trânsito" ...

mudou para "Incêndio em favela da Zona Sul de São Paulo complica trânsito.

Cabe aqui, em anexo, a música citada no blog, interpretada por Chico Buarque de Holanda, na qual um trabalhador morre e, como a favela em chamas, atrapalha o trânsito:


Nenhum comentário: