terça-feira, 16 de setembro de 2008

Cobertura para gado ver


Acabo de ver um texto de opinião, disfarçado de reportagem no Jornal Nacional do Globão, nos mesmos moldes do que tinha comentado no post anterior. a diferença fica pelo fato de o veículo comercial ter mencionado com um 'pouquinho mais de ênfase" o massacre de dezenas de camponezes bolivianos no departamento de Pando. O governador Leopoldo Fernández foi preso pelo Exército Boliviano, acusado de genocídio, pelo patrocínio do citado massacre.

Deixo por conta de meus quatro fiéis leitores, a eleição do fato mais relevante dentre os citados: O massacre patrocinado por um governo , ou a prisão do governante, pelo presidente do país.

O Globão escolheu o fato mais relevante aos seus interesses comerciais, e escolheu deixar de lado o massacre e fez uma entrevista "enorme" e altamente "emocionante" com o governador, antes de sua prisão. A entrevista parece ter sido orientada por um de seus dramaturgos, e mostrava um "homem de bem", claramente abatido, cansado da "perseguição política injusta", realizada pelo seu desafeto Evo Morales.

Na "reportagem" que tive o desprazer de assistir, só faltava a manifestação da Regina Duarte, afirmando emocionada, que "Tem medo de Evo Morales"

Quanto as camponeses massacrados, de acordo com esse padrão de "noticiar", seria o caso de retirar Morales do poder, que esses "homens de bem" cessariam com esses ataques armados, provavelmente eles deixariam os grossos calibres nos armários, até que outro governo afrontasse seus interesses.

Mais uma semana acompanhando a cobertura global sobre os ataques ao Governo Boliviano e saio mugindo.

Nenhum comentário: