quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Record compra o documentário "Muito Além do Cidadão Kane".


Em mais um capítulo da novela que se tornou o conflito aberto entre as maiores empresas de comunicação do país, a dominante Rede Globo, e a aspirante ao posto, Rede Record, essa adquiriu os direitos de reprodução do famoso, mas muito pouco visto documentário, institulado Muito Além do Cidadão Kane.

O documentário, dirigido por Simon Hartog e produzido pela emissora inglesa Channel Four, em 1993, analisa o padrão Globo de comunicação, suas formas de inserção no imaginário popular, de dominação dos debates (pré-sugeridos pelas pautas de seus telejornais), seu poderio, audiência e a amplitude de seu sinal (conclui que a Globo "pega" até em liquidificadores), com números que muitas vezes foram divulgados pela própria emissora.

A forma como esse poder é utilizado pelo dono da emissora, à época, Roberto Marinho, é o ponto central do filme. Com depoimentos de artistas, políticos, ex-empregados, ex-dirigentes da empresa, de concorrentes e aliados da Globo, uma parte, por muitos não conhecida, ou não vista da Rede é evidenciada, exposta, desnudada: A manipulação da informação, de imagens, de fatos, sempre de forma a favorecer seus próprios interesses econômicos. A forma como a Globo contribuiu para a fixação dos ideais de consumo em uma sociedade altamente desigual, e a defsa que essa faz do sistema político que lhe favorece.

Vários fatos da recente História do país são expostos, da forma como realmente ocorreram e da forma como a Globo os apresentou. A absurda cobertura das manifestações da campanha pelas "Diretas", ou a sua omissão em divulgá-la, o famoso debate entre Lula E Collor de Mello, bem como a "versão editada", mostrada no Jornal Nacional, dentre outros.

A relação da Globo com a ditadura militar, a forma como os generais investiram maciçamente na formãção de uma rede nacional, em nome da "Segurança Nacional". Dinheiro público, despejado diretamente nos cofres dos Marinho.

Foi a melhor notícia desse "conflito de cagados". Finalmente a população poderá ter acesso a um documentário de qualidade, que desnuda o rei, o deixa vermelho, tão furioso que chegou a proibir a exibição pública do filme, um ato que por si só, mostra o modus operandi dessa empresa.

A briga entre as emrpesas é ridícula, o roto atacando o rasgado, mas pode acabar dando bons frutos. Mas antes que as duas percebam que podem perder muito se agredindo, e resolvam sair abraçadas cantando "Amigos para sempre", vou postar aqui um link para download do filme, via torrent, caso as duas se acertem e o filme seja engavetado, escondido em algum templo, debaixo de algum "saquinho de oferendas".


Para fazer o download via torrent clique aqui.

Um comentário:

Gui disse...

"Conflito de cagados!. HAhahah.
Grande Cristiano. Vamos tocer para que as duas gigantes nao saiam abraçadas no fim dessa novela. Enquanto isso assistimos ao espetáculo midiático. O bispo ta dando o troco em grande estilo! Muitos agora poderão conhecer um pouco mais da história da emissora plim plim. Que isso passe mais de uma vez nos canais da IURD...