quarta-feira, 16 de julho de 2008

Bancários gaúchos propõem 21% de reajuste salarial



Categoria também aprovou estratégia de mesa unificada com a Fenaban e negociações específicas simultâneas com os bancos públicos para a Campanha Salarial 2008
A Plenária Geral da 10ª Conferência Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Ramo Financeiro, realizada pela Federação dos Bancários RS na manhã deste domingo aprovou as prioridades dos bancários gaúchos para a Campanha Salarial 2008. Após quase dois dias de debates, os 474 trabalhadores do ramo financeiro que participaram do evento deliberaram sobre estratégia de campanha, índice de reajuste, remuneração, pauta de reivindicações e plano de lutas e mobilização.
Todas as resoluções do evento serão encaminhadas à Conferência Nacional, que ocorre de 25 a 29 de julho, em São Paulo. Na ocasião os bancários gaúchos serão representados por 50 delegados e delegadas que foram escolhidos neste final de semana.
Entre os temas apontados como prioritários para as negociações com os bancos estão a necessidade de elevação dos pisos de ingresso, a partir do patamar estabelecido pelo Dieese; melhores condições de trabalho e a criação de plano de cargos e salários para os trabalhadores dos bancos privados.
A defesa da manutenção do Banrisul como banco público estadual foi declarada tarefa essencial para os bancários gaúchos. O movimento sindical quer efetivar um processo de negociação específica com a direção do Banco durante a Campanha Nacional, a fim de garantir avanços na pauta específica dos banrisulenses. Além de tentar barrar o processo de terceirização e evitar uma nova abertura de capital do Banrisul, os bancários vão lutar para resolver pendências que se arrastam há vários anos.
Condução da Campanha - A Feeb/RS vai encaminhar à Conferência Nacional a proposta dos bancários gaúchos de que as negociações da Campanha Salarial 2008 sejam conduzidas pelo Comando Nacional dos Bancários, com assessoramento das Comissões de Organização de Empregados.
“Mais uma vez a Federação dos Bancários RS realiza uma das maiores conferências do País. Isto demonstra a determinação da categoria quanto à Campanha Salarial deste ano, visando garantir um grande movimento de mobilização, tanto nos bancos públicos quanto privados. Com certeza esta foi uma etapa importante no processo nacional de organização da categoria bancária”, salienta o diretor de Comunicação da Feeb/RS, Jorge Vieira.

Confira os números da 10ª Conferência:
Total de participantes: 474´
Capital: 104
Interior: 364
Homens: 331
Mulheres: 143
Trabalhadores de bancos privados: 147
Trabalhadores de bancos públicos: 327
Sindicatos de Bancários representados: 36

Nenhum comentário: