quinta-feira, 10 de julho de 2008

Lembra do "rouba mas faz", agora temos uma nova versão, o "Bandido que produz"


Lembram-se da lenda que se espalhava pela cidade de São Paulo, sempre que Paulo Maluf se candidatava à Prefeitura? A historinha do "rouba mas faz", que tentava justificar o fato de o prefeito comandar grandes esquemas de corrupção, com o fato de que ele mandaria fazer as obras que a cidade precisava.
Pois esse discurso agora chega ao Senado. o senador heráclito Fortes (Do Dem, ex PFL, ex-arena), declarou ontem: "Agora eu sou da bancada do Daniel Dantas. Pelo menos, sou da bancada de um bandido que produz, que gera emprego".
Um bandido que gera emprego? Então como cidadãos brasileiros deveríamos sair imediatamente as ruas para pedir a libertação desse "paladino da justiça social", o banqueiro bandido (palavras do senador), que tanto bem faz ao país. Que mal há em um homem de tão grandiosos ideais humanitários, aproveitar-se de seu status, sua influência política, e seu poderio econômico para aumentar seu patrimônio pessoal? Isso vai gerar empregos. Dá pra pensar nisso como uma espécie de "benefício fiscal forçado".
O banqueiro desvia dinheiro público, potencializa seus lucros já absurdos, e o povo paga por isso, mas não tem problema segundo o senador, alguns são empregados por ele.
Heráclito Fortes afirma que "A única ação que existe contra esse empresário é conduzida politicamente pelo governo. Você conhece alguém, algum investidor que tenha sido lesado?" Não caro senador, não conheço nenhum investidor, como vou conhecer um que tenha sido lesado?
Mas conhecemos o povo desse país (aquele que não especula) que não aguenta mais servir de "puleiro" para que esse tipo de gente figure nas listas dos "empresários mais bem sucedidos", dos grandes investidores, que manipulam, desviam, corrompem, injetam dinheiro em campanhas de políticos que vão defendê-los a qualquer preço (ou a preço combinado), mesmo que proferindo absurdos como o "rouba mas faz ", ou o "Bandido que gera empregos".
Não era de se estranhar, e, se confirmando a prisão de Dantas, tucanos e pefelês saltassem a frente das câmeras atestando a idoneidade do banqueiro afinal esses partidos o criaram, quando lhe presentearam com uma parte muito rica do país, no processo de privataria do governo FHC.
Fortes ainda cita a CPI dos Correios e do mensalão, onde o Senado teria se dividido em duas frentes, "Foi quando se criou uma bancada que, de um lado defendia interesses do Opportunity, e de outro defendia interesses do Citibank". O Senado Brasileiro foi reduzido a isso? um conglomerado de "consultores e advogados de banqueiros" ? Segundo o Senador foi o que ocorreu, e ele tomou o partido do Banco Opportunity, segundo ele única e exclusivamente para defender a irmã de Daniel Dantas, Verõnica Dantas (presa ontem pela PF).
O STF está fazendo às vezes de advogado dos barões da corrupção privada com verbas públicas, o Senado, segundo Fortes, uma arena na qual se degladiam defensores dos interesses de um banco específico e de outro. Qual instituição brasileira ainda está merecendo crédito? Talvez a do "Bandido que gera empregos e do prefeito que rouba mas faz".

Nenhum comentário: