segunda-feira, 28 de julho de 2008

Congresso Nacional dos Bancarios apresenta tímida proposta de reajuste


Enquanto a média de crescimento dos ganhos dos bancos no ano de 2007 foi de aproximadamente 43%, e que continua a crescer de forma exponencial no primeiro trimestre de 2008, com variações de 7,4 a 132% no primeiro trimestre, o Congresso Nacional dos Bancários apresentou um índice de módicos 13,23%, a ser encaminhado para a mesa de negociações com a Fenaban, no mês de setembro.
Sabendo-se que esse índice vai ser reduzido nessa mesa, especula-se que o reajuste ficará em torno de 7%, não cobrindo nem mesmo o índice de inflação projetado pelo DIEESE, que seria de 8.56%, até o mês de setembro.
O processo de deterioração do piso da categoria continua, com sucessivos reajustes amparados em índices "mascarados" de inflação. Só pra se ter idéia do quanto os bancários perderam nos últimos anos, a economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Sandra Pin Bortolon afirma que "há uma perda média de 30% acumulada desde o início dos anos 90. No caso dos bancos federais, a perda salarial é de aproximadamente 60%."
Leia aqui a minuta aprovada pela Conferência Nacional dos Bancarios, que de acordo com manifestações da categoria ficou aquém do esperado.

Nenhum comentário: