terça-feira, 1 de julho de 2008

Panfleto do Ministério Púbico

Retomando o assunto do manifesto anti-social do Ministério Público Estadual (MPE), algumas frases do documento me lembram outro panfleto que repercutiu muito na época em que foi editado e espalhado pela "Província de São Pedro".
O panfleto foi elaborado com um claro conteúdo fascista e pregava, também, o fim do MST, só que de forma mais clara e condizente com o modus operandi das oligarquias rurais do pampa. Pregava a superioridade do povo de uma cidade sobre a "maré de ratos de pés sujos" que pretendia invadi-la, terminologia que imediatamente me saltou a mente ao ler a frase "quebrar a espinha dorsal do MST" constante no texto do MPE.
Esse panfleto foi distribuido por ocasião da organização de uma longa marcha do MST, que visava pressionar o Governo Federal pela deapropriação da fazenda Southal em São Gabriel, após a ação guerrilheira dos fazendeiros locais que impediram a notificação da vistoria da fazenda. Ação que culminou na suspensão do processo de desapropriação.
Abaixo segue o abominável panfleto e, qualquer semelhança com a realidade atual não é mera coincidência:

GABRIELENSES DIZEM NÃO À INVASÃO E A SEUS APOIADORES

Povo de São Gabriel, não permita que sua cidade tão bem conservada nesses anos, seja agora maculada pelos pés deformados e sujos da escória humana.
São Gabriel, que nunca conviveu com a miséria, terá agora que abrigar o que de pior existe no seio da sociedade. Nós não merecemos que essa massa podre, manipulada por meia dúzia de covardes que se escondem atrás de estrelinhas no peito, venham trazer o roubo, a violência, o estupro, a morte. Estes ratos precisam ser exterminados. Vai doer, mas para as grandes doenças, fortes são os remédios. É preciso correr sangue para mostrarmos nossa bravura. Se queres a paz, prepara a guerra, só assim daremos exemplo ao mundo que em São Gabriel não há lugar para desocupados. Aqui é lugar de povo ordeiro, trabalhador e produtivo. Nossa cidade é de oportunidades para quem quer produzir e não há oportunidades para bêbados, ralé, vagabundos e mendigos de aluguel.
Se tu, gabrielense amigo, possuis um avião agrícola, pulveriza a noite 100 litros de gasolina em vôo rasante sobre o acampamento de lona dos ratos. Sempre haverá uma vela acesa para terminar o serviço e liquidar com todos eles.
Se tu, gabrielense amigo, és proprietário de terras ao lado do acampamento, usa qualquer remédio de banhar gado na água que eles usam para beber, rato envenenado bebe mais água ainda.
Se tu, gabrielense amigo, possuis uma arma de caça calibre 22 atira de dentro do carro contra o acampamento, o mais longe possível. A bala atinge o alvo mesmo há 1200 metros de distância.

FIM AOS RATOS. VIVA O POVO GABRIELENSE

Dava pra incluir no texto: "Se tu latifundiário amigo, possuis influência junto aos poderes instituidos (e como possuis), articulas uma ação ostensiva, com todas as esferas de um governo que nos apóie dessa forma, com vistas a destruir com esse movimento..."
Não distoaria do conteúdo.

Nenhum comentário: