quinta-feira, 3 de julho de 2008

Meu conceito de terrorismo


Até ontem eu tinha um conceito de terrorismo, que seria a forma como os grandes exércitos chamam os exércitos pequenos, que não tem a sua origem num Estado organizado. Após ver uma pequena matéria no Jornalão Nacional, a matéria durou mais ou menos vinte segundos, um tempo muito exíguo para a relevância do tema.
O casal maravilha da globo anunciava que o líder sul-africano Nelson Mandela havia sido retirado da lista de terroristas do governo dos Estados Unidos.
Nelson Mandela foi o preso politico (que se tem notícias) que passou mais tempo atrás das grades por contestar e enfrentar um regime políticio segregacionista e assassino sustentado pelos Estados Unidos, o famigerado Apartheid. Por tal enfrentamento Mandela foi parar na lista do terrorismo dos estadunidenses.
Esse fato eu tenho de admitir que desconhecia, mas dá pra alterar facilmente esse meu conceito anterior sobre o termo terrorista, que posso facilmente definir como sendo: Grupo ou indivíduos que enfrentam a injustiça, a violência e a miséria deflagrada pelos governos burgueses. Ou simplesmente : Aqueles que pensam de forma diferente da elite dominante.
Encontrei uma pequena referência à exclusão de Mandela dessa lista no site do Estadão, mas só isso, pequenas referências.

Nenhum comentário: